A Apple lançou oficialmente o iOS 17.3 para iPhones nesta segunda-feira, 22 de janeiro, após algumas semanas de testes em versão beta. A atualização, além de trazer as tradicionais correções de bugs, destaca-se por apresentar o recurso “Stolen Device Protection” ou “Proteção de Dispositivo Roubado”.
Este novo recurso visa proteger as senhas e dados sensíveis dos usuários em casos de perda, furto ou roubo do celular. Ao ativar o sistema, indivíduos não autorizados que tenham acesso ao aparelho não conseguirão utilizar senhas ou chaves de acesso no iCloud, desativar o modo de aparelho perdido, excluir arquivos ou utilizar métodos de pagamento cadastrados. Com o Stolen Device Protection ativado, todas essas funções só podem ser acessadas mediante autenticação biométrica do Face ID ou Touch ID.
A Apple desenvolveu essa medida de segurança devido ao aumento de crimes com um modus operandi específico nos Estados Unidos, onde os ladrões observam as vítimas digitando as senhas nos celulares para, posteriormente, roubar os dispositivos. Ao ter acesso à senha do iPhone, os criminosos podem resetar o aparelho ou ter acesso a diversos arquivos e dados pessoais.
Além da proteção contra roubo, o iOS 17.3 traz outras novidades, incluindo a capacidade de criar playlists colaborativas no Apple Music. Assinantes do serviço agora podem criar listas de reprodução com familiares e amigos, permitindo que os convidados selecionem e editem faixas, além de reagir às músicas com emojis.
Outro recurso lançado junto com o novo software é a capacidade de utilizar o Airplay em hotéis. Solucionando um problema antigo, a partir de agora será possível emparelhar o iPhone com televisões em hotéis para transmitir conteúdos.
Vale ressaltar que tanto o AirPlay para hotéis quanto as playlists colaborativas do Apple Music foram testados no iOS 17.2, mas foram adiados para o lançamento em 2024.